Prazo para emitir ou regularizar título de eleitor vai até 8 de maio

Para a emissão da 1ª via do título é necessário comparecer ao cartório eleitoral para fazer a biometria

30/04/2024 às 17h06 Atualizada em 30/04/2024 às 19h37
Por: Gleicimara Fonte: justicaeleitoral.jus.br
Compartilhe:
Urna eletrônica. Reprodução/Tre.jus.br
Urna eletrônica. Reprodução/Tre.jus.br

Encerra-se na próxima semana o prazo para que o eleitorado solicite a emissão do título de eleitor para votar nas Eleições de 2024, pleito que elegerá vereadores, prefeitos e vice-prefeitos.

O prazo para a confecção do documento termina em 08 de maio, e para obtê-lo é necessário que o cidadão procure o cartório mais próximo de sua residência, onde realizará o registro biométrico, cadastro gratuito visa garantir maior segurança no processo eleitoral.

Continua após a publicidade

Prazos

Conforme estipulado pelo Artigo 91 da Lei das Eleições, "Nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos cento e cinquenta dias anteriores à data da eleição." Com o primeiro turno das eleições marcado para 6 de outubro, é importante ressaltar que 8 de maio é o prazo final para a regularização eleitoral.

Continua após a publicidade

Quais os documentos necessários:

  • Documento oficial de identificação com foto, como RG ou CNH.
  • Comprovante de residência emitido nos últimos 3 meses.
  • Para os homens que se enquadrem na classe de conscritos, ou seja, os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade, um comprovante de quitação militar pode ser exigido.


Campanha Justiça Eleitoral. Reprodução/Youtube

Eleições municipais:

Nas eleições 2024, mais de 5,5 mil cidades terão a oportunidade de eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores por meio do voto nas urnas.

Em caso de segundo turno, os eleitores retornarão às urnas em 27 de outubro.

Mais de 417 mil jovens solicitaram a emissão da primeira via do título, apresentando um crescimento de 14,22% em comparação ao último pleito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários