Nesta quinta-feira (25), é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e, em homenagem à data, diversas artitas negras publicaram reflexões e parabenizações em suas redes sociais. Uma delas foi a Iza, que refletiu sobre suas referências de vida e o acolhimento do público.
"Parei para refletir mais uma vez que sou muita abençoada por ter mulheres negras incríveis como referência na minha vida. Sou muito abençoada, também, por vocês que me escutam e me assistem terem me acolhido como uma mulher preta. Hoje sei que ocupo esse lugar representando tantas mulheres, mas antes de mim vieram outras que me inspiraram e abriram caminhos", afirmou ela.
Continua após a publicidade
A cantora realçou também como será um exemplo para sua filha, Nala, que ainda está na barriga.
"E agora tudo ganha um novo significado, porque falta pouco pra eu colocar mais uma pretinha no mundo. Só espero ser pra ela pelo menos um pouco do que essas mulheres foram pra mim", concluiu.
A data especial foi instituída em 1992, quando ocorreu o 1° Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, na República Dominicana. A partir desse encontro, surgiu a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas e, em conjunto com a Organização das Nações Unidas (ONU), lutou para o reconhecimento do dia 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.