Na noite da última quarta-feira (21), Palmeiras e Botafogo se enfrentaram pelo jogo da volta das oitavas da Copa Libertadores da América, no Allianz Parque, e o Glorioso voltou para o Rio de Janeiro com a passagem garantida para as quartas de final da competição. A partida terminou empatada em dois a dois, mas nos agregados a Estrela Solitária brilhou, superando o Verdão por quatro a três. No primeiro jogo, no Nilton Santos, o Fogão venceu por dois a um.
O duelo começou quente, com direito a bola trave após um chute do atacante botafoguense Savarino nos minutos iniciais e a um "bate-boca" entre Richard Ríos (Palmeiras) e Barboza (Botafogo). Assim seguiu, tanto no primeiro quanto no segundo tempo, os donos da casa impuseram pressão aos visitantes, mas não contaram com a efetividade de Igor Jesus e Savarino, que abriram dois a zero para o Botafogo aos 56' e aos 64'.
Como uma boa disputa entre duas grandes equipes, o jogo não foi liquidado tão cedo. Aos 86', Flaco López marcou para o alviverde e incendiou o Allianz Parque. Aos 90', Rony empatou e diminuiu nos agregados. Restando apenas um gol para as penalidades, Gustavo Gómez marcou o terceiro do alviverde, porém, foi anulado depois da revisão do VAR alegar que houve "toque de mão" do zagueiro palmeirense.
Na coletiva de imprensa pós-jogo, o técnico Abel Ferreira disse ter ficado orgulhoso dos seus jogadores por reagirem no final da partida. "Orgulho. Fica mais uma vez a demonstração do que eu peço. No futebol há três resultados: vitória, derrota e empate. Estamos tristes, mas de cabeça erguida", revelou.
O Palmeiras não era eliminado nas oitavas de final da Libertadores desde 2017, quando caiu para o Barcelona de Guayaquil, nos pênaltis. Pelo lado do Botafogo, no mesmo ano de 2017, na época treinado pelo técnico Jair Ventura, eliminou o Nacional (Uruguai) e se classificou para as quartas, sendo a última participação do alvinegro na fase em questão, até a disputa contra o alviverde.
Na atual edição, o Glorioso aguarda o vencedor do duelo entre São Paulo e Nacional (Uruguai) para saber quem será seu próximo adversário. O jogo entre o tricolor paulista e o tricolor uruguaio será nesta quinta-feira (22), às 19h (horário de Brasília), no Morumbis.