Manoel Carlos, de 91 anos, autor de grandes sucessos na televisão, enfrenta uma piora no quadro de saúde devido à Doença de Parkinson. Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira, 3, pela sua assessoria, foi informado que o autor apresenta agravamento nos sintomas motores e cognitivos nos últimos meses.
"Estamos focados no manejo dos sintomas para garantir o máximo de conforto neste momento delicado", afirmou Roberta Zani, médica responsável.
O comunicado também destacou que Manoel Carlos está recebendo cuidados médicos especializados e conta com o apoio de sua esposa, Bety, e de sua filha, Júlia, em um ambiente sereno e seguro.
Em um vídeo divulgado também nesta sexta-feira, a atriz Júlia Almeida, filha de Manoel Carlos, se manifestou sobre os rumores que circulam sobre o estado de saúde e a vida privada do autor. Ela pediu respeito e transparência ao abordar a situação de seu pai, que enfrenta o Mal de Parkinson, doença neurodegenerativa que tem afetado sua mobilidade e cognição.
"Faço esse vídeo em primeira mão para pedir respeito em nome da família e, principalmente, em nome do meu pai, Manoel Carlos. Primeiro, gostaria de agradecer todo o carinho, amor e admiração que os fãs sempre tiveram por ele. Manoel Carlos sofre de Mal de Parkinson, que é uma doença degenerativa, não é incomum, mas cada um passa pelo seu processo."
Júlia ainda explicou que, no final de dezembro de 2024, Manoel Carlos passou por uma cirurgia e está se recuperando bem, com o auxílio de uma equipe médica especializada, cuidadores dedicados e o suporte de sua esposa, Elisabety. Ela ressaltou que a decisão pelo recolhimento foi tomada pelo próprio autor.
"Ele não é uma pessoa de grandes saídas, de falar, de fofoca, sempre foi discreto. E é assim que vou manter. É minha prioridade lidar com isso da maneira mais respeitosa possível."
A família agradeceu o carinho recebido e solicitou que visitas sejam evitadas, destacando que atualizações serão compartilhadas se necessário.
Manoel Carlos, conhecido por novelas de sucesso como "Laços de Família", "Mulheres Apaixonadas", "Em Família", "Por Amor" e "Viver a Vida", levou uma vida reclusa desde sua aposentadoria da televisão, em 2014, após a exibição da novela "Em Família".