Fernanda Lima revela impacto da menopausa em sua vida

Apresentadora expõe dificuldades com a nova fase e fala sobre mudanças na vida pessoal e profissional


Fernanda Lima - Reprodução Instagram

Fernanda Lima abriu o coração e trouxe à tona um tema ainda pouco discutido: os desafios da menopausa. Durante sua participação no programa Provoca, de Marcelo Tas, exibido na última terça-feira (11), a apresentadora falou abertamente sobre os sintomas que tem enfrentado e como a fase tem impactado seu dia a dia.

“Para quem sofre os sintomas da menopausa como eu sofri e venho sofrendo, o calorão é o de menos. Você imagina que a gente perde massa cinzenta na menopausa?”, revelou Fernanda, ao falar sobre as mudanças no sistema nervoso central.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fernanda Lima (@fernandalima)

A apresentadora também destacou os efeitos da menopausa na memória, afirmando que passou a esquecer coisas do dia a dia. “Não sou uma especialista, mas um dos relatos médicos que ouvi é que a gente realmente passa a esquecer as coisas, os nomes, o que ia fazer, o que ia dizer…”, completou.

O tema, ainda tratado como tabu, deveria ser mais discutido, segundo Fernanda. Quando Marcelo Tas mencionou que a menopausa não costuma ser assunto dentro das famílias, ela foi direta: “Mas deveria ser”.

A decisão de falar sobre menopausa

Acostumada a abordar temas importantes ao longo de sua carreira, Fernanda acredita que esse é o momento de dar visibilidade à menopausa. “Acho que (a decisão de falar sobre o tema) foi mais um ‘distabulizar’. Cada tempo pede um assunto. A gente vem falando de mulheres há alguns anos, de sexualidade, de liberdade, de conversa. E chegou a hora de falar de menopausa. É o tempo da menopausa”, declarou.

Casada com Rodrigo Hilbert e mãe de três filhos, João e Francisco, de 16 anos, e Maria Manoela, de 5 anos, Fernanda contou que até sua família notou as mudanças. “Meu filho, outro dia, falou: ‘Nossa, mãe! No ano passado, você estava insuportável’. Agora, estou melhor, aprendi a lidar”, revelou.

Com o desabafo, a apresentadora reforça a importância de falar sobre a menopausa e compartilhar experiências para que outras mulheres não se sintam sozinhas nesse momento de transição.